segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Aproveite as oportunidades

Uma pessoa rica e inteligente um dia me falou...
Se eu pudesse dar-lhe um conselho sobre o futuro eu diria: aprenda mais sobre o hidrogênio. Está cientificamente provado, o hidrogênio vai substituir o petróleo ao redor do mundo. Os demais conselhos que posso dizer é:
Trabalhe com inteligência e desfrute mais tempo com a família. Lembre-se que a era industrial acabou com o trabalho escravo, e a era da tecnologia dará fim ao emprego. Você só vai compreender que a máquina tomou o seu emprego quando tiver sido demitido. Ninguém é insubstituível.
A raça humana está desempregada com menos de $ 2 dólares ao mês. Cerca de 1/3 da humanidade não tem eletricidade e nunca deu um telefonema. Quase um bilhão de pessoas sem emprego dentro de uma Terra de oportunidades.
Estude. A era da informação já chegou. Não seja irresponsável com sua educação. Novas e sofisticadas tecnologias aproximarão cada vez mais a civilização de um mundo praticamente sem trabalhadores.
Fique esperto. Trabalhadores mais velhos, presos entre um passado próspero e um futuro sombrio sentem-se cada vez mais encurralados por forças sobre as quais tem pouco ou nenhum controle.
Comemore suas vitórias. Esqueça as derrotas. Valorize sua experiência. Tente esconder sua carteira de trabalho. Atualize-se.
Não é sua culpa que o mundo está mudando tão rapidamente. Empresas ansiosas por reduzir custos e melhorar margens de lucros têm substituído o trabalho humano por máquinas em ritmo acelerado.
Seja gentil com seus amigos. Você precisará deles quando não houver mais trabalho. Talvez você perca o emprego, talvez não. Talvez a globalização alcance você, talvez não. Talvez você domine as novas tecnologias, talvez você seja bem sucedido. Aprenda com suas derrotas e seja humilde com suas vitórias.
Use o computador da maneira que puder. Ele pode ser seu maior inimigo ou seu melhor amigo. Como inimigo reduz salários e empregos, mas como amigo será o melhor instrumento para ganhar dinheiro.
Pense.
Aceite algumas verdades:
- Iremos parar de usar papel da mesma forma que paramos de usar o cavalo para nos transportar;
- Emprego e trabalho são coisas distintas;
- Profissões desaparecerão;
- O mundo será mais inteligente;
- Nossos netos ou bisnetos talvez não ouvirão o som original de um violão ou piano, será tudo eletrônico;
- Visite o bairro mais rico e o mais pobre de sua cidade e decida: onde você quer morar?!
- A classe média vai desaparecer;
- Dinheiro sem tempo significa estupidez. E tempo sem dinheiro significa falência;

Vivemos a era do fim dos empregos e o início das oportunidades.
Invista em você hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário