segunda-feira, 25 de junho de 2012

Coisas descartáveis.

Estamos tornando tudo muito descartável.
O beijo na boca hoje é em série.
Sexo é tão banal desde os 14, 15 anos, ou ainda menos.
Noivado é quase conto de fadas.
Casamento um evento social que pode ser repetido várias vezes.
Criar filhos é quase sempre encher-lhes de porcarias, ou deixá-los em algumas dezenas de cursos, a maioria inúteis.
Amizade sincera é contada nos dedos.
Gente que lava uma louça, arruma uma cama, cozinha um feijão, está quase tão raro quanto ver educação nas ruas.
Gentileza então, anda perdida em alguma sala de aula no passado.
As escolas, cada dia mais inúteis no processo de ensinar, apenas enchendo linguiça - que não tem mais trema!
E eu tremo de medo de ver onde vai dar isso.
Precisamos de compromissos!
Precisamos criar filhos que respeitem o próximo, que saibam o valor da roupa que vestem, que não troquem de tênis como se fosse a camiseta velha.
Que não se percam no mundo virtual, quando há um mundo gritando por socorro, o mundo real.
Que no final de tudo, é o que nos espera.
O amor não pode ser descartável. O respeito não é descartável. O desejo não pode ser mundano.
A cobiça não pode ser alimentada. A vida deve ser valorizada.
E tudo começa em você.
O que você vai fazer para fazer melhorar este mundo?
Não espere por mim, não espere por ninguém ... Simplesmente faça!
Só assim, o mundo será aquilo que todos desejamos: um pouco melhor que ontem e muito melhor amanhã.
O mundo conta com você.

sábado, 23 de junho de 2012

Você cresceu

Você cresce, não tem mais bochechas fofas, não é mais a queridinha da vovó, não é mais a princesinha do papai e até o pobre do bicho papão te abandona.
Você perde os amigos imaginários, não vive mais cercada de pessoas querendo te mimar e fazer suas vontades.Você não pode mais simplesmente chorar para não ir á escola, não pode mais morder as professoras quando se irrita e nem ser mal educada e dar desculpas de que é muito criança pra entender que certas palavras magoam.
Ninguém mais limpa suas lágrimas e te põe pra dormir dando beijinho na testa e contando as historinhas preferidas.Você perde todas as regalias e passa a ser responsável pelo que cativou.Você não brinca mais de boneca, e não tem mais elas pra destruir e pintar seus cabelos.Todos os seus lápis de cera e brinquedos sumiram e deram lugar a grandes e grossos livros!
Aquelas continhas da tabuada do 7 que não entravam na sua cabeça, ficaram para trás e passaram a ser terríveis equações logarítmicas, cálculos, derivadas e similares.
Você cresce, você erra, você aprende, você ganha, você perde e tem que aprender a lidar com isso. Um mundo de responsabilidades no qual você não pode mais dizer que o cachorro comeu seu trabalho... Restam as cobranças, e os chefes querendo somente " o melhor".

É... Você sonhava em ser adulto né?

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Curiosidades


Você sabe porque o cheiro dos livros antigos atraem tanta gente?
Por causa da Lignina que os livros tem aquele cheiro maravilhoso de baunilha. 
Agora vocês me perguntam, mas o que é Lignina??
A lignina, é uma substância que impede que todas as árvores se curvem, é um polímero feito de unidades que são proximamente relacionadas à vanilina. Quando transformada em papel e conservada por anos, ela cheira bem. E essa é a maneira como Deus ( ou a natureza se preferir) organizou as coisas para que os donos de sebos possam ter cheiro de baunilha, subliminarmente dando uma fome de conhecimento em todos nós.

Agora se alguem te chamar de louco por cheirar seus livros, explica que a culpa é da Lignina! E ai cabe a você decidir se vai explicar o que significa essa palavra, ou mandar a pessoa pesquisar.
;)

As palavras sempre ficam



Se me disseres que me amas, acreditarei....
Mas se me escreveres que me amas, acreditarei ainda mais.
Se me falares da tua saudade, entenderei....
Mas se escreveres sobre ela, eu a sentirei junto contigo.
Se a tristeza vier a te consumir e me contares, eu saberei ... 
Mas se a descreveres no papel, o seu peso será menor.
Lembre-se sempre do poder das palavras.
Quem escreve constrói um castelo, e quem lê passa a habitá-lo.

(Silvana Duboc)

Ler devia ser proibido

A pensar fundo na questão, eu diria que ler devia ser proibido.
Afinal de contas, ler faz muito mal às pessoas: acorda os homens para realidades impossíveis, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário em que vivem. A leitura induz à loucura, desloca o homem do humilde lugar que lhe fora destinado no corpo social. Não me deixam mentir os exemplos de Dom Quixote e Madame Bovary.
O primeiro, coitado, de tanto ler aventuras de cavalheiros que jamais existiram meteu-se pelo mundo afora, a crer-se capaz de reformar o mundo, quilha de ossos que mal sustinha a si e ao pobre Rocinante. Quanto à pobre Emma Bovary, tomou-se esposa inútil para fofocas e bordados, perdendo-se em delírios sobre bailes e amores cortesãos.
Ler realmente não faz bem. A criança que lê pode se tornar um adulto perigoso, inconformado com os problemas do mundo, induzido a crer que tudo pode ser de outra forma. Afinal de contas, a leitura desenvolve um poder incontrolável. Liberta o homem excessivamente. Sem a leitura, ele morreria feliz, ignorante dos grilhões que o encerram.
Sem a leitura, ainda, estaria mais afeito à realidade cotidiana, se dedicaria ao trabalho com afinco, sem procurar enriquecê-la com cabriolas da imaginação.
Sem ler, o homem jamais saberia a extensão do prazer. Não experimentaria nunca o sumo Bem de Aristóteles: o conhecer. Mas para que conhecer se, na maior parte dos casos, o que necessita é apenas executar ordens? Se o que deve, enfim, é fazer o que dele esperam e nada mais?
Ler pode provocar o inesperado. Pode fazer com que o homem crie atalhos para caminhos que devem, necessariamente, ser longos. Ler pode gerar a invenção. Pode estimular a imaginação de forma a levar o ser humano além do que lhe é devido.
Além disso, os livros estimulam o sonho, a imaginação, a fantasia. Nos transportam a paraísos misteriosos, nos fazem enxergar unicórnios azuis e palácios de cristal. Nos fazem acreditar que a vida é mais do que um punhado de pó em movimento. Que há algo a descobrir. Há horizontes para além das montanhas, há estrelas por trás das nuvens.
Estrelas jamais percebidas. É preciso desconfiar desse pendor para o absurdo que nos impede de aceitar nossas realidades cruas.
Não, não dêem mais livros às escolas. Pais, não leiam para os seus filhos, pode levá-los a desenvolver esse gosto pela aventura e pela descoberta que fez do homem um animal diferente. Antes estivesse ainda a passear de quatro patas, sem noção de progresso e civilização, mas tampouco sem conhecer guerras, destruição, violência. Professores, não contem histórias, pode estimular uma curiosidade indesejável em seres que a vida destinou para a repetição e para o trabalho duro.
Ler pode ser um problema, pode gerar seres humanos conscientes demais dos seus direitos políticos em um mundo administrado, onde ser livre não passa de uma ficção sem nenhuma verossimilhança. Seria impossível controlar e organizar a sociedade se todos os seres humanos soubessem o que desejam. Se todos se pusessem a articular bem suas demandas, a fincar sua posição no mundo, a fazer dos discursos os instrumentos de conquista de sua liberdade.
O mundo já vai por um bom caminho. Cada vez mais as pessoas lêem por razões utilitárias: para compreender formulários, contratos, bulas de remédio, projetos, manuais etc. Observem as filas, um dos pequenos cancros da civilização contemporânea. Bastaria um livro para que todos se vissem magicamente transportados para outras dimensões, menos incômodas. E esse o tapete mágico, o pó de pirlim-pim-pim, a máquina do tempo.
Para o homem que lê, não há fronteiras, não há cortes, prisões tampouco. O que é mais subversivo do que a leitura?
É preciso compreender que ler para se enriquecer culturalmente ou para se divertir deve ser um privilégio concedido apenas a alguns, jamais àqueles que desenvolvem trabalhos práticos ou manuais. Seja em filas, em metros, ou no silêncio da alcova. Ler deve ser coisa rara, não para qualquer um.
Afinal de contas, a leitura é um poder, e o poder é para poucos.
Para obedecer não é preciso enxergar, o silêncio é a linguagem da submissão. Para executar ordens, a palavra é inútil.
Além disso, a leitura promove a comunicação de dores e alegrias, tantos outros sentimentos. A leitura é obscena. Expõe o íntimo, torna coletivo o individual e público, o secreto, o próprio. A leitura ameaça os indivíduos, porque os faz identificar sua história a outras histórias. Torna-os capazes de compreender e aceitar o mundo do Outro. Sim, a leitura devia ser proibida.
Ler pode tornar o homem perigosamente humano.

(Guiomar de Grammont -graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, continuou na cidade de origem com a especialização em Cultura e Arte Barroca no Instituto de Arte e Cultura)

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Inverno a dois



‎"Dizem que o inverno é covardia contra os solteiros, realmente o inverno é para ser curtido a dois, a sós, debaixo das cobertas ...
Ambos ofegantes, sentindo a respiração do outro num movimento conjunto, em sincronia com os batimentos do coração.
O inverno pode ser um grande aliado: qualquer momento é momento para esquentar, criar um clima romântico, um chocolate quente, beijos, aquele momento especial a dois. 
Nada mais importa, o mundo parece sumir e só o que vale é os dois.
Nesse inverno, não deixe que o frio e a rotina tomem conta, use o calor...”

terça-feira, 5 de junho de 2012

Carta ao príncipe

Esta noite sonhei novamente com você... 
Seus brilhantes olhos me pediam caridosamente para não colocar meus pés gelados de frio na batata da sua perna, enquanto virava para o outro lado da cama embolado nas cobertas. Era engraçado ver sua carinha de resmungão enquanto me puxava com sua delicadeza peculiar para o aconchego dos seus braços.
A cada novo sonho você parece diferente e cada vez sinto você mais perto de mim. Como se seu coração tivesse adquirido um GPS de última geração e agora ao invés de placas você se guiasse por um satélite que por vezes fora desprezado: seu coração. 
É como naquela série de TV em que o príncipe não se lembra da sua identidade, mas de alguma forma sabe onde está o amor da sua vida. Você sabe onde me encontrar, mas se perde demais pelo caminho.
Sinto sua falta encantado. Cada dia mais. E fico me perguntando se a gente precisa mesmo perder alguma coisa pra ganhar algo melhor em troca. Cinderela perdeu um sapatinho, eu já perdi vários pedaços desse meu coração pelo caminho, mas tenho certeza que você vai encontrar todos eles e montar peça por peça como se fosse um quebra cabeça desordenado que precisa apenas de um bom jogador para encarar o desafio.
A noite é curta para um querer tão intenso e no sonho você me desperta com um desses sorrisos lindos e cativantes que a gente só vê em propaganda de pasta de dentes. Você me convenceu: eu compro o produto. Eu levo as coisas boas e as ruins também, porque de uma forma ou de outra eu sinto que esse foi o pacote que eu esperei por toda minha vida. Um sorriso, esse era o sinal. Eu podia me aproximar, me enroscar, me aninhar até que o dia se fizesse presente e nos obrigasse a levantar. Porque tempo hoje é algo quase tão precioso quanto comer, quando não se tem parece que o vazio dentro da gente fica cada vez maior. Consigo ouvir minha respiração e o ruído da saudade.
Estou pensativa, analisando se em algum lugar do planeta você também fecha os olhos quando escuta a palavra amor. É quase dia dos namorados e todo ano espero ansiosamente pela sua chegada, arrumo a casa e a bagunça do coração, coloco os pratos sujos, os copos lascados e as mágoas numa gaveta bem escondida que é pra não estragar o jantar, e junto com as taças novinhas de vinho coloco um frasco vazio que é pra encher de amor quando você se sentar ao meu lado.
A essa altura já tenho dúvidas do que é realidade e o que é fantasia. Me aproximo de você, ali, deitado do outro lado da cama, e no momento do tão esperado beijo, aquele que diz se o sapatinho de cristal serve ou não nesse pé cansado, eu acordo. Eu simplesmente acordo. Antes que pudesse abrir os olhos um par de abraços se encarrega de me acalmar da minha euforia, me envolve numa redoma de carinho e antes que eu pudesse raciocinar coloca nos devidos lugares, todas as peças do quebra cabeça.

- Calma, foi só um sonho…

Querido encantado, não foi só um sonho…
Suspiro. Acima da realeza te agradeço por ser real. Afinal, amores de verdade são infinitamente melhores que os amores dos sonhos. Sejam eles encantados ou não.

Meu melhor beijo,

Sua princesa.

10 coisas que você homem, precisa saber:

Às vezes, ouço homens falando que nós somos complicadas e pergunto a mim mesma se eles realmente conhecem as mulheres. Decidi, então, fazer uma lista daquilo que as mulheres mais desejam dos homens:

As pequenas coisas são realmente as que contam. 
Ter um lugar para morar, alimentação e ser casada não são suficientes. A mulher se apavora quando seu companheiro não demonstra seu amor por ela em pequenos, porém importantes, gestos. A mulher geralmente não considera uma situação como um todo; mas, para a maioria delas, cada detalhe deve ser levado em conta. Aquilo que talvez pro homem é insignificante, pra mulher é extremamente importante, e quando os homens não notam isso, as mulheres se sentem frustada e ai, começa se passar mil coisas na cabeça.

Quando ela fica quieta ou muda de humor de repente, provavelmente está dando um sinal de que precisa de atenção. 
Toda mulher quer atenção! E todos os homens precisam entender isso. Não que ela quer ser um grude e quer todo o tempo do mundo só pra ela, mas ela precisa perceber que naquele momento ela tem toda a atenção. Pode até parecer um pouco fria e indiferente, mas o que ela realmente quer é que seu companheiro a note e a admire. Um simples elogio ou um beijo sincero muda tudo!

A mulher quer ser ouvida (eu sei que a maioria das vezes falamos demais, eu pelo menos, mas tenha paciência). 
Ela anseia por total atenção de seu companheiro em assuntos que significam tudo pra ela, mas que não têm importância alguma pra ele. Muitas vezes, a mulher fala sobre um assunto qualquer apenas para que seu companheiro a ouça. É irônico, mas há muitas mulheres casadas que se sentem mais solitárias do que as que são solteiras.

A mulher adora ser notada. 
Ela passa horas se arrumando como se o tempo parasse só pra ela se vestir e, quando acaba, se sente uma princesa... Mas, se o companheiro não a nota, tudo vai por água a baixo. Na verdade, toda vez que uma mulher olha para seu companheiro, é como se fosse a primeira vez - e é assim que ela também quer ser vista, não importando sua idade ou peso.

A mulher gosta que seu companheiro seja criativo, pois a rotina torna o relacionamento cansativo. 
A decisão espontânea dele em levá-la algum lugar especial, ou surpreendê-la com um gesto num momento que ela não esperava, será lembrado para sempre. E acreditem, esses momentos intensos pra ela, pode se passar anos e anos, mas ela se lembrará de cada detalhe, o que pode não acontecer com aquele momento que foi mais planejado por ela do que pra ele.

A mulher ama quando seu companheiro está no controle. 
Algumas mulheres podem até não assumir, mas certamente gostam de ter um líder na família. O homem que não exerce a sua autoridade como chefe de família envergonha a sua esposa. É óbvio que ele não deve usá-la para fazer o mal, pois sua autoridade só é admirada quando usada com sabedoria e para o bem de todos.

A mulher quer ser procurada. 
Ela ama quando seu companheiro mostra interesse de que ela participe de algo. Às vezes, o seu "não" é um "sim"; na verdade, ela só quer saber até que ponto ele vai. Se ele irá desistir fácil, ou se irá continuar a bajulando. 

A mulher anseia pela apreciação e pelo reconhecimento de seu companheiro. 
Um simples "obrigado" pode fazer uma tremenda diferença!

A esposa admira o seu marido quando ele é trabalhador, fiel, sério e determinado em ser bem-sucedido. Por outro lado, ela despreza o homem que é covarde.

10º Acima de tudo, a mulher quer ver o temor de Deus, em seu companheiro. Ela se sente segura quando ele é um homem de Deus.
Fonte: Livro "Melhor do que comprar sapatos"

segunda-feira, 4 de junho de 2012

A nota de R$ 100,00

Um famoso palestrante começou um seminário numa sala com 200 pessoas, segurando uma nota de R$ 100,00. 
Ele perguntou: “Quem de vocês quer esta nota de R$ 100,00?” Todos ergueram a mão...
Então ele disse: “Darei esta nota a um de vocês esta noite, mas primeiro, deixem-me fazer isto...”
Então, ele amassou totalmente a nota. E perguntou outra vez: “Quem ainda quer esta nota?” As mãos continuavam erguidas.
E continuou: “E se eu fizer isso...” Deixou a nota cair no chão, começou a pisá-la e esfregá-la. Depois, pegou a nota, agora já imunda e amassada e perguntou: “E agora?” “Quem ainda vai querer esta nota de R$ 100,00?” Todas as mãos voltaram a se erguer. O palestrante voltou-se para a platéia e disse que lhes explicaria o seguinte: “Não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês continuaram a querer esta nota, porque ela não perde o valor. Esta situação também acontece conosco. Muitas vezes, em nossas vidas, somos amassados, pisoteados e ficamos nos sentindo sem importância. Mas não importa, jamais perderemos o nosso valor. Sujos ou limpos, amassados ou inteiros, magros ou gordos, altos ou baixos, nada disso importa! Nada disso altera a importância que temos. O preço de nossas vidas, não é pelo que aparentamos ser, mas pelo que fizemos e sabemos.”
Agora, reflita bem e procure em sua memória:
Nomeie as 5 pessoas mais ricas do mundo.
Nomeie as 5 últimas vencedoras do concurso de Miss Universo.
Nomeie 10 vencedores do prêmio Nobel.
Nomeie os 5 últimos vencedores do prêmio Oscar, como melhores atores ou atrizes.
Como vai? Mal, né? Difícil de lembrar? Não se preocupe. Ninguém de nós se lembra dos melhores de ontem.
Os aplausos vão-se embora. Os troféus ficam cheios de pó. Os vencedores são esquecidos.
Agora faça o seguinte:
Nomeie 3 professores que te ajudaram na tua verdadeira formação.
Nomeie 3 amigos que já te ajudaram nos momentos difíceis.
Pense em algumas pessoas que te fizeram sentir alguém especial.
Nomeie 5 pessoas com quem transcorres o teu tempo.
Como vai? Melhor, não é verdade?
As pessoas que marcam a nossa vida não são as que têm as melhores credenciais, com mais dinheiro, ou os melhores prêmios.
São aquelas que se preocupam conosco, que cuidam de nós, aquelas que, de algum modo, estão ao nosso lado.
Reflita