terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Um jeito inexplicável...


Você pode conhecer vinte caras bonitos e que te entendem muito bem, dez caras legais que cuidam de você como se fosse um diamante precioso, uns outros tantos inteligentes, atraentes, bacanas e engraçados em ordem aleatória. Nenhum deles te encanta. Por que? Falta o tão chamado click, aquele jeito especial que ninguém explica. Pode ser o jeito de mexer no cabelo, a forma como ele te olha, que conversa contigo ou até mesmo um jeito secreto que nem o profeta mais sábio percebe, mas que está lá, você pode ver. Entre tantos milhares, talvez um ou outro se salve ao filtro do ‘jeito’, e daí você percebe: é esse que eu quero abraçar e não largar mais, com quem eu quero me enrolar embaixo de cobertores e com quem eu quero dividir todos meus segredos. Baseado no que? Num jeito inexplicável ao resto do mundo.


Martha Medeiros

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Eu quero...

Eu quero um amor pulsante, para beijar de olhos abertos, para tratar da frieira, para ir ao supermercado, para resolver problema, para brigar por mais espaço na rede, para reclamar que desmarcou a página do livro, para passear na feira e ir ao teatro. Eu quero mesmo é uma amor bem vivo, daqueles férteis, tarados, famintos mas quietinhos, um amor de mãos dadas, de subentendidos e gargalhadas, café bem forte, beijo no pescoço, almoço de domingo, família peculiar. Eu quero um amor de se entregar que não me deixe esperando, não me pegue chorando de tristeza, que não me faça sofrer. Eu quero um amor sem aspereza, pra viver os dias todos: os muito quentes com gelo e limão, os muitos frios de pijama, chocolate e roupão. Eu quero um amor que faça da gente uma casa um para o outro, que nos torne reciprocamente refúgios contra todo o resto do mundo, um amor pra se abrir, se prescrutar, se invadir e não panicar. Eu quero um amor de surpresas boas, de confiança, de sofreguidão e de calmaria, um amor pra luz do dia e o mesmo amor para as noites vadias, um amor para enfrentar tudo e todos sempre juntos, com a certeza de que ainda que não sobrasse nada, sobraríamos nós, um pra ser o amor do outro.

sábado, 28 de janeiro de 2012

O coração da mulher


Sempre fui



Sempre fui do tipo quieta, do tipo tímida, do tipo que não gosta de festas.
E por isso muita gente falava que eu nunca iria arrumar um namorado, mas no meio disso alguém virou pra mim e disse: - Não liga pra isso não, se mantenha em espera que ele vai chegar!
Quando tiver de acontecer vai acontecer.
Você pode esta sentada no último banco de cabeça baixa Ele vai te notar!
Mesmo tendo muitas na sua frente, mesmo você não sendo a mais bonita nem a mais simpática ele vai te ver!
Não é conto de fadas é a verdade! Do mesmo jeito que existe gente que gosta de frascos bonitos tem aqueles que gostam de essências puras...
Ele sabe que você não é nenhuma miss. Mas quem se importa? 
Ele quer você e isso já te faz especial

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Tristeza é coisa pra se encarar.

Não adianta tentar fugir, sem olhá-la, sem reconhecê-la, sem chamá-la pelo nome, porque ela costuma nos alcançar de novo quando cansamos de correr.
Não adianta enxotá-la porta afora, sem ouvir o que quer nos contar. Ela finge que vai embora, mas fica lá no cantinho da gente, escondida, sem dar um pio, deixando que continuemos a mentir um bocado para nós mesmos. E quando a gente está todo prosa achando que ela já foi, ela surge diante de nós e nos pergunta se já podemos lhe dar um pouco de atenção.
Tristeza é coisa pra se assumir. Não adianta colocar-lhe à força um nariz de palhaço para disfarçá-la. Enchê-la de purpurina, confete e serpentina, e exigir que sambe no pé o último samba-enredo da escola do coração.
Não adianta tentar embriagá-la, porque, depois da ressaca, ela costuma acordar ainda mais chata. Chatíssima, aliás. Não adianta tentar seduzi-la com rodízios de pizza, feijoadas e churrascos. Ela vai comer tudo, empanturrar-se, e depois do café e da soneca vai bater em nosso ombro, a pança cheia, e nos dizer que ela não é boba nem nada.
Tristeza é coisa pra se olhar. Não adianta fazer de conta que ela não está lá, olhando pra gente com aquele olho comprido de quem quer colo. Com aquele ar de passarinho com dor de garganta. Com aquela cara de dia cinza em que não bate sol no nosso quintal. Podemos não gostar do clima que ela tem. Das coisas que nos revela. Dos medos que desperta. Do itinerário dos seus dedos, que apontam dores que ainda não foram curadas. Não dá para ignorarmos que também faz parte da vida. Que, querendo ou não, em algumas circunstâncias vamos mesmo encontrá-la.
Muitas vezes eu me flagrei tentando fugir da tristeza com os recursos mais absurdos. Alguns, até patéticos. A nossa maneira de lidar com as emoções, de vez em quando, é realmente cômica. É claro que a gente só ri depois que passa. Sobretudo, depois que entende. E rirmos de nós mesmos, dos nossos disfarces, das armadilhas, das limitações, tem lá o seu lado positivo, desde que a gente não exagere nessa prática como uma forma a mais de escapar do sentimento. Tentamos abafar a voz da nossa tristeza em diversas circunstâncias. Da tristeza e também do medo, da carência, da raiva, da sensação de que estamos separados das coisas. Tentamos fingir que não estamos percebendo. Que não é com a gente. Dispomos de uma série de fórmulas testadas e aprovadas para fazer isso com eficiência. Algumas ainda dão certo; outras, não mais. O problema é que quando ignoramos a tristeza ou algum desses outros sentimentos embaraçosos, conseguimos apenas potencializá-los em nós.
A única coisa que a tristeza quer é que criemos espaço para ouvi-la e acolhê-la. Para saber porque está doendo. Para lhe oferecermos olhar e cuidado. É assim que ela começa a esvaziar e a se transformar na ação às vezes necessária.A coragem de assumir que estamos tristes, quando a tristeza chega, não implica permitir que ela nos escravize, a não ser que essa seja a nossa escolha. Ela é uma nuvem que passa, somos o céu que fica.

Ana Jácomo



domingo, 22 de janeiro de 2012

O amor não acaba, nós é que mudamos

Um homem e uma mulher vivem uma intensa relação de amor, e depois de alguns anos se separam, cada um vai em busca do próprio caminho, saem do raio de visão um do outro. Que fim levou aquele sentimento? O amor realmente acaba?
O que acaba são algumas de nossas expectativas e desejos, que são subtituídos por outros no decorrer da vida. As pessoas não mudam na sua essência, mas mudam muito de sonhos, mudam de pontos de vista e de necessidades, principalmente de necessidades. O amor costuma ser amoldado à nossa carência de envolvimento afetivo, porém essa carência não é estática, ela se modifica à medida que vamos tendo novas experiências, à medida que vamos aprendendo com as dores, com os remorsos e com nossos erros todos. O amor se mantém o mesmo apenas para aqueles que se mantém os mesmos.
 Se nada muda dentro de você, o amor que você sente, ou que você sofre, também não muda. Amores eternos só existem para dois grupos de pessoas. O primeiro é formado por aqueles que se recusam a experimentar a vida, para aqueles que não querem investigar mais nada sobre si mesmo, estão contentes com o que estabeleceram como verdade numa determinada época e seguem com esta verdade até os 120 anos. O outro grupo é o dos sortudos: aqueles que amam alguém, e mesmo tendo evoluído com o tempo, descobrem que o parceiro também evoluiu, e essa evolução se deu com a mesma intensidade e seguiu na mesma direção. Sendo assim, conseguem renovar o amor, pois a renovação particular de cada um foi tão parecida que não gerou conflito.
O amor não acaba. O amor apenas sai do centro das nossas atenções. O tempo desenvolve nossas defesas, nos oferece outras possibilidades e a gente avança porque é da natureza humana avançar. Não é o sentimento que se esgota, somos nós que ficamos esgotados de sofrer, ou esgotados de esperar, ou esgotados da mesmice. Paixão termina, amor não. Amor é aquilo que a gente deixa ocupar todos os nossos espaços, enquanto for bem-vindo, e que transferimos para o quartinho dos fundos quando não funciona mais, mas que nunca expulsamos definitivamente de casa.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Quero alguém



"Quero alguém que me espere todos os dias
de braços abertos e sorriso no rosto.
Que tenha um abraço forte, que me faça sentir em casa.
Que quando eu não souber enfrentar meus medos,
apenas me ofereça um colo pra me sentir segura.
Que não deixe meu mundo desabar,
que segure minha mão e não queira mais soltar...
Que fique ao meu lado quando eu me sentir só, mesmo que em silêncio.
Alguém que me tire o hábito de olhar para o passado com saudade,
que ilumine meu caminho pra que eu volte a acreditar no futuro.
Que leve minhas incertezas pra fora do meu alcance...
Que destrua todos os motivos que me fizeram desacreditar no "forever"!
Que espante meus medos bobos, minhas inseguranças...
Que seja capaz de lidar com minhas manias, 
minha falta de regras, meu vasto universo de imperfeições
e minhas mudanças intempestivas de humor.
Que não tire meus vícios, mas que me ajude a dosá-los.
Alguém que me faça preferir companhia do que solidão...
Que não me tire a liberdade, mas me tire totalmente o juízo!"

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Que eu ...

Que eu possa respeitar opiniões diferentes da minha. 
Que eu possa me desculpar antes do ódio. 
Que eu possa escrever cartas de amor de repente. 
Que eu possa viajar para adorar a distância. 
Que eu possa voltar para dizer o que não tive coragem. 
Que eu pense em meu amor ao atravessar a rua. 
Que eu pense na rua ao atravessar o amor. 
Que eu dê conselhos sem condenar. 
Que eu possa tomar banho de cachoeira.
Que eu seja a vontade de rir. 
Que eu possa chorar ao assistir filmes. 
Que eu não seduza para confundir. 
Que eu seduza para iluminar. 
Que eu não sacrifique a confiança pela covardia. 
Que eu tenha dúvidas, melhor do que certezas e falir com elas. 
Que eu faça amizades falando do tempo. 
Que eu possa amar mais sem contar as horas. 
Que eu use somente as palavras que tenham sentido. 
Que eu prove a comida nas panelas. 
Que transforme a raiva em vontade de me entender. 
Que eu possa soltar os vaga-lumes que prendi em potes. 
Que eu me lembre de ser feliz enquanto ainda estou vivo.

Fabrício C.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Defeitos

“ Por favor não me analise
Não fique procurando cada ponto fraco meu
Se ninguém resiste a uma análise profunda
Quanto mais eu
Ciumento, exigente, inseguro, carente
Todo cheio de marcas que a vida deixou
Vejo em cada grito de exigência
Um pedido de carência, um pedido de amor
Amor é síntese
É uma integração de dados
Não há que tirar nem pôr
Não me corte em fatias
Ninguém consegue abraçar um pedaço
Me envolva todo em seus braços eu serei perfeito amor”.



Mário Quintana

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Algumas dicas para viver melhor

- Dê mais às pessoas, MAIS do que elas esperam, e faça com alegria.
· Decore seu poema favorito.
· Não acredite em tudo que você ouve, gaste tudo o que você tem e durma tanto quanto você queira.
· Quando disser "Eu te amo" olhe as pessoas nos olhos.
· Fique noivo pelo menos seis meses antes de se casar.
· Acredite em amor à primeira vista.
· Nunca ria dos sonhos de outras pessoas.
· Ame profundamente e com paixão.
· Você pode se machucar, mas é a única forma de viver a vida completamente.
· Em desentendimento, brigue de forma justa, não use palavrões.
· Não julgue as pessoas pelo seus parentes.
· Fale devagar mas pense com rapidez.
· Quando alguém perguntar algo que você não quer responder, sorria e pergunte: "Porque você quer saber?".
· Lembre-se que grandes amores e grandes conquistas envolvem riscos.
· Ligue para sua mãe.
· Diga "saúde" quando alguém espirrar.
· Quando você se deu conta que cometeu um erro, tome as atitudes necessárias.
· Quando você perder, não perca a lição.
· Lembre-se dos três Rs: Respeito por si próprio, respeito ao próximo e responsabilidade pelas ações.
· Não deixe uma pequena disputa ferir uma grande amizade.
· Sorria ao atender o telefone, a pessoa que estiver chamando ouvirá isso em sua voz.
· Case com alguém que você goste de conversar. Ao envelhecerem suas aptidões de conversação serão tão importantes quanto qualquer outra.
· Passe mais tempo sozinho.
· Abra seus braços para as mudanças, mas não abra mão de seus valores.
· Lembre-se de que o silêncio, às vezes, é a melhor resposta.
· Leia mais livros e assista menos TV.
· Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e olhar para trás, você poderá aproveitá-la mais uma vez.
· Confie em Deus, mas tranque o carro.
· Uma atmosfera de amor em sua casa é muito importante. Faça tudo que puder para criar um lar tranquilo e com harmonia.
· Em desentendimento com entes queridos, enfoque a situação atual.
· Não fale do passado.
· Leia o que está nas entrelinhas.
· Reparta o seu conhecimento. É uma forma de alcançar a imortalidade.
· Seja gentil com o planeta.
· Reze. Há um poder incomensurável nisso.
· Nunca interrompa enquanto estiver sendo elogiado.
· Cuide da sua própria vida.
· Não confie em alguém que não fecha os olhos enquanto beija.
· Uma vez por ano, vá a algum lugar onde nunca esteve antes.
· Se você ganhar muito dinheiro, coloque-o a serviço de ajudar os outros, enquanto você for vivo. Esta é a maior satisfação de riqueza.
· Lembre-se que o melhor relacionamento é aquele em que o amor de um pelo outro é maior do que a necessidade de um pelo outro.
· Julgue seu sucesso pelas coisas que você teve que renunciar para conseguir.
· Lembre-se de que seu caráter é seu destino.
· Usufrua o amor e a culinária com abandono total.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Deus cuida de mim


Tenho certeza disso Senhor, que cuida de mim, e só tenho a agradecer por isso!
Obrigada  *-*

Definições

Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo e não consegue;
Lembrança é quando, mesmo sem autorização, seu pensamento reapresenta um capítulo;
Angústia é um nó muito apertado bem no meio do sossego;
Preocupação é uma cola que não deixa o que ainda não aconteceu sair de seu pensamento;
Indecisão é quando você sabe muito bem o que quer mas acha que devia querer outra coisa;
Certeza é quando a idéia cansa de procurar e pára;
Intuição é quando seu coração dá um pulinho no futuro e volta rápido;
Pressentimento é quando passa em você o trailer de um filme que pode ser que nem exista;
Vergonha é um pano preto que você quer pra se cobrir naquela hora;
Ansiedade é quando sempre faltam muitos minutos para o que quer que seja;
Interesse é um ponto de exclamação ou de interrogação no final do sentimento;
Sentimento é a língua que o coração usa quando precisa mandar algum recado;
Raiva é quando o cachorro que mora em você mostra os dentes;
Tristeza é uma mão gigante que aperta seu coração;
Felicidade é um agora que não tem pressa nenhuma;
Amizade é quando você não faz questão de você e se empresta pros outros;
Culpa é quando você cisma que podia ter feito diferente mas, geralmente, não podia;
Lucidez é um acesso de loucura ao contrário;
Razão é quando o cuidado aproveita que a emoção está dormindo e assume o mandato;
Vontade é um desejo que cisma que você é a casa dele;
Paixão é quando apesar da palavra "perigo" o desejo chega e entra;

Amor é quando a paixão não tem outro compromisso marcado. Não... Amor é um exagero... Também não. Um dilúvio, um mundaréu, uma insanidade, um destempero, um despropósito, um descontrole, uma necessidade, um desapego? Talvez porque não tenha sentido, talvez porque não tenha explicação esse negócio de amor, não sei explicar.

(Adriana Falcão)

E agora?

Se é gorda, não serve. Se é magra demais, não serve. Se é baixinha, ela não te alcança. Se é alta, fica feio. Se é gostosa, é fútil. Se não tem peito e bunda, é reta. Se é nerd, é chata. Se não é estudiosa, é burra. Se tem ídolos, é infantil. Se não tem, nunca vai ser nada, porque não tem em quem se espelhar. Se fala “eu te amo” toda hora, é falsa. Se não fala “eu te amo”, é fria. Se é fechada, é sem papo. Se se aproxima, fala demais. Se sorri demais, é mentira. Se chora demais, é exagero. Se é rico, é metido. Se é pobre, é coitado. Se é engraçado, quer se mostrar. Se é quieto, é sem graça. Se beija demais, não sabe se respeitar. Se não beija todo mundo, é idiota. Se tem tatuagens/piercings, é revoltado. Se não tem, é sem personalidade. Se ultrapassa as regras, não tem postura. Se não ultrapassa, é certinho. Se não fala, é antipático. Se fala, está afim. Então, seja o que você quiser. Nada vai estar bom para a sociedade mesmo.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Liberte-se!


Se liberte dos preconceitos! 

Porque os homens raramente estão deprimidos?

Não precisam trocar de sobrenome.
A garagem é inteirinha deles.
Os preparativos para o casamento são simples.
Podem comer chocolate sempre que quiserem.
Não engravidam.
Os mecânicos não mentem pra eles...
Nunca precisam procurar outro posto de gasolina, para achar um banheiro limpo.
Rugas são traços de caráter... (e barriga, de prosperidade??? Rsrsrs)
Ninguém fica encarando os peitos deles quando estão falando.
Os sapatos novos não lhes machucam os pés.
As conversas ao telefone duram apenas 30 segundos.
Para ferias de 5 dias, apenas precisam de uma mochila.
Podem abrir qualquer tampa de frasco.
Se outro aparecer na mesma festa usando uma roupa igual, não ha problema, chegarão a ser amigos.
Cera quente não chega nem perto de suas regiões intimas.
Ficam assistindo a TV com um amigo, em total silencio, por muitas horas, sem ter que pensar: Deve estar cansado de mim.
Se alguém se esquece de convidá-los para alguma festa, ainda assim vai continuar sendo seu amigo.
Sua roupa intima custa no máximo 40 reais (em pacote de 3)
Três pares de sapatos são mais que suficientes!
São incapazes de perceber que a roupa esta amassada.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Você

Eu não espero que você seja o-grande-amor-da-minha-vida, parei de acreditar nisso.
Não quero que você me faça chorar. Não quero que você seja um motivo ruim na minha vida. Você é motivo de sorrisos, razão pra eu acordar num dia de chuva e tomar banho e mudar de roupa porque eu sei que você vai passar aqui. Não quero te odiar. Não quero falar mal de você pros outros. Pras minhas amigas. Quero falar mal de você como quem ama. - Pois é, Carla, ele nunca lembra de desligar o celular antes de dormir e sempre alguém do trabalho liga. - Sabe, eu quero dizer isso. Que o máximo de irritação que você me provoca é me acordar de manhã cedo falando bobagens que parecem ser importantes no celular. Não quero que você me largue. Não quero te largar. Não quero ter motivos pra ir embora, pra te deixar falando sozinho, pra bater o telefone na sua cara. E eu não tenho medo que isso aconteça (eu nunca tenho), eu fiz isso com todos os outros. É só que dessa vez eu queria muito que fosse diferente. Dessa vez, com você, eu queria que desse certo. Que eu não te largasse no altar. Que eu não te visse com outra. Que eu não tivesse raiva. Que você não passasse a comer de boca aberta. Que você entendesse o meu problema com chãos de banheiro molhados pra sempre. Que você gostasse e cuidasse de mim como disse ontem à noite que cuidará. Eu quero que dê certo, não estraga, por favor. Não estraga, não estraga, não estraga. Posso pôr um post-it na sua carteira? Mesmo que a gente não fique juntos pra sempre. Mesmo que acabe semana que vem. Nunca destrua o meu carinho por você. Nunca esfrie o calorzinho que aparece dentro de mim quando você liga, sorri ou aparece. Me deixe um dia, se quiser. Mas me deixe te amando. É só o que eu peço.

Tati Bernardi

domingo, 8 de janeiro de 2012

Princípios para manter-se casado para sempre




1. Reconhecer e deixar um espaço para as diferenças
2. Entender o casamento como uma escola, onde os dois se matriculam para aprender a ser o que nunca foram
3. Humildade para aceitar aprender sempre. Alguém disse: “O desejo de mudar é uma grande prova de amor”. Só os humildes se mantêm abertos para as mudanças necessárias
4. Praticar a arte do diálogo construtivo.
É impossível construir um relacionamento de qualidade quando o casal não pratica o diálogo. Todo casal deveria saber que, no processo de comunicação, o ponto-chave é ouvir de forma empática, ouvir com o coração o coração do outro
5. Tratar com dignidade a família de origem do outro. Lembre-se, respeito gera respeito
6. Cultivar o amor, não deixando o romantismo acabar e renovando a paixão sistematicamente
7. Praticar a fidelidade
8. Separar tempo um para o outro
9. Dividir responsabilidades e cumpri-las com maestria
10. Reaprender a se apaixonar.

E acima de tudo nunca se esquecer de Deus. O cordão de três dobras não se arrebenta com facilidade

" Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.
Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?
E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa."
Eclesiastes 4:10-12

Tenho um Deus

Eu tenho um Deus que me ama e me amou mesmo nos dias que eu dormi sem orar, que chorei com medo das coisas não darem certo, que acordei e esqueci de agradecer por mais um dia.
Um Deus que me ama mesmo quando eu peço e me dá a oportunidade de me arrepender e tentar fazer diferente. 
Sou tão pequena perto de um Deus tão grande, tão cheio de coisas a oferecer. 
Deus é a verdade, a cura, a paz… 
Deus não se compara às coisas que temos. Ele é tudo. É único. O mesmo Deus que ama a mim, ama a você também. 
Deixe-o entrar em sua vida que Ele fará a diferença e a  mudança acontecerá.

É Proibido

É proibido chorar sem aprender,
Levantar-se um dia sem saber o que fazer,
Ter medo de suas lembranças.

É proibido não rir dos problemas,
Não lutar pelo que se quer,
Abandonar tudo por medo.

Não transformar sonhos em realidade,
É proibido não demonstrar amor,
Fazer com que alguém pague por tuas dúvidas e mau-humor,
É proibido deixar os amigos.

Não tentar compreender o que viveram juntos,
Chamá-los somente quando necessita deles,
É proibido não ser você mesmo diante das pessoas,
Fingir que elas não te importam.

Ser gentil só para que se lembrem de você,
Esquecer aqueles que gostam de você,
É proibido não fazer as coisas por si mesmo,
Não crer em Deus e fazer seu destino.

Ter medo da vida e de seus compromissos,
Não viver cada dia como se fosse um último suspiro,
É proibido sentir saudades de alguém sem se alegrar.

Esquecer seus olhos, seu sorriso, só porque seus caminhos se
desencontraram,
Esquecer seu passado e pagá-lo com seu presente,
É proibido não tentar compreender as pessoas,
Pensar que as vidas deles valem mais que a sua.

Não saber que cada um tem seu caminho e sua sorte,
É proibido não criar sua história,
Deixar de dar graças a Deus por sua vida.

Não ter um momento para quem necessita de você,
Não compreender que o que a vida te dá, também te tira,
É proibido não buscar a felicidade.

Não viver sua vida com uma atitude positiva,
Não pensar que podemos ser melhores,
Não sentir que sem você este mundo não seria igual.


Pablo Neruda

sábado, 7 de janeiro de 2012

Paciência

Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados... 
Muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia.
Por muito pouco a madame que parece uma "lady" solta palavrões e berros que lembram as antigas "trabalhadoras do cais"...
E o bem comportado executivo? O " cavalheiro " se transforma numa " besta selvagem " no trânsito que ele
mesmo ajuda a tumultuar...
Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha é um tormento, o jeito do chefe é demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido uma "mala sem alça". Aquela velha amiga uma "alça sem mala", o emprego uma tortura, a escola uma chatice.
O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, até o passeio virou novela.
Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela internet estava demorando a dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a cabeça, inconformado...
Vi uma moça abrindo um e-mail com um texto maravilhoso e ela deletou sem sequer ler o título, dizendo que era longo demais.
Pobres de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem tempo para Deus.
A paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética dos calmantes está cada vez mais em alta.
Pergunte para alguém, que você saiba que é "ansioso demais" onde ele quer chegar?
Qual é a finalidade de sua vida?
Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua resposta.
E você?
Onde você quer chegar?
Está correndo tanto para quê?
Por quem?
Seu coração vai agüentar?
Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar?
A empresa que você trabalha vai acabar?
As pessoas que você ama vão parar?
Será que você conseguiu ler até aqui?
Respire... Acalme-se...
O mundo está apenas na sua primeira volta e, com certeza, no final do dia
vai completar o seu giro ao redor do sol, com ou sem a sua paciência ...

Arnaldo Jabor

Olhares






Cada olhar esconde um segredo!
O que você consegue ver por trás do olhar de alguém?
Tristeza? Mágoa? Felicidade ? Agonia?
São tantas coisas, sentimentos, memórias, sonhos, se escondem no olhar das pessoas.
Tem gente que sorri para esconder a tristeza com o simples ato de mostrar os dentes.
Tem gente que chora desesperadamente até sem motivo. 
Tem gente que ama incondicionalmente todos em sua volta.
Tem gente que não ama ninguém.
E são esses fatos e mais milhares que as pessoas escondem e nem olhando profundamente em seus olhos conseguimos entender o que tem.
Talvez acertamos em nosso palpite, talvez erramos e magoamos a pessoa.
Por isso: Veja bem se você consegue  me dizer o que vê atrás do meu olhar?
Esse é um segredo que eu nunca irei contar.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Mais

Quero tudo novo de novo. 
Quero não sentir medo.
Quero me entregar mais, me jogar mais, amar mais.
Viajar até cansar. Quero sair pelo mundo.
Quero fins de semana de praia.
Aproveitar os amigos e abraçá-los mais.
Quero ver mais filmes e comer mais pipoca, ler mais.
Sair mais.
Quero não me atrasar tanto, nem me preocupar tanto.
Quero ter momentos de paz. 
Quero dançar mais.
Comer mais brigadeiro de panela, acordar mais cedo e economizar mais.
Sorrir mais, chorar menos e ajudar mais. Pensar mais e pensar menos.
Andar mais de bicicleta. 
Quero ser feliz, quero sossego.
Quero me olhar mais. Cortar mais os cabelos. Tomar mais sol e mais banho de chuva.
Preciso me concentrar mais, delirar mais.
Não quero esperar mais, quero fazer mais, cantar mais e mais.
Quero conhecer mais pessoas. 
Quero olhar para frente e só o necessário para trás.
Quero olhar nos olhos do que fez sofrer e sorrir e abraçar, sem mágoa.
Quero pedir menos desculpas, sentir menos culpa.
Quero mais chão, pouco vão e mais bolinhas de sabão.
Quero aceitar menos, indagar mais, ousar mais. Experimentar mais.
Quero menos “mas”.
Quero não sentir tanta saudade.
Quero mais e tudo o mais.

(Fernando Pessoa)

Sono atrasado


Outro dia, um cachorro de aparência cansada vagueava pelo meu quintal.
Pelo tipo de coleira podia- se dizer que era bem tratado, bem alimentado e tinha casa e dono. Calmamente ele se aproximou de mim, dei-lhe um afago na cabeça e então ele me seguiu pra dentro de casa. Caminhou
lentamente pelo corredor, se enrolou num canto da sala e adormeceu.
Uma hora depois, ele se levantou e foi até a porta como se quizesse sair. Eu o deixei ir.
No dia seguinte ele voltou, me cumprimentou no meu quintal abanando a cauda, caminhou pra dentro de casa, retomou seu lugar no canto da sala e novamente dormiu por cerca de uma hora. Isto aconteceu durante várias semanas.
De curiosidade escrevi um bilhete e prendi em sua coleira: "Gostaria de saber quem é o dono deste cachorrinho maravilhoso e de perguntar se você está sabendo que quase todas as tardes seu cachorro vem aqui em casa para uma sonequinha?
No dia seguinte o cachorrinho chegou para o seu cochilo habitual com um bilhete diferente preso à sua coleira: "Ele vive numa casa com seis crianças, duas delas menores de 3 anos. Ele está tentando recuperar o sono atrasado. Posso ir com ele amanhã?"

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Nesse ano

Nesse ano bem mais do que nos outros, quero ter mais cuidado com os sentimentos alheios. Mais compaixão.
Mais empatia. Mais tolerância.Suspender o julgamento.
Trocar a crítica pelo respeito. Parar de achar que eu faria diferente, que eu diria diferente, quando não é a minha vida que está na berlinda.
Quero lembrar mais vezes o quanto nos exige cada superação, cada avanço, cada conquista, cada descoberta das chaves capazes de abrir os cárceres que inventamos para nós. Quero lembrar mais vezes do quanto eu falho, mesmo quando quero acertar. Do quanto eu ainda me atrapalho comigo. Do quanto preciso ser generosa com a minha trajetória a cada novo projeto anunciado pela minha alma.
A cada nova tentativa. A cada novo tropeço. No ano novo, quero me encantar mais vezes.
Admirar mais vezes.Compartilhar mais amor.Dançar com a vida com mais leveza, sem medo de pisarmos nos pés uma da outra. Quero fazer o meu coração arrepiar mais freqüentemente de ternura diante de cada beleza revista ou inaugurada.
Quero sair por aí de mãos dadas com a criança que me habita, sem tanta pressa.Brincar com ela mais amiúde. Fazer arte.Aprender com Deus a desenhar coisas bonitas no mundo.
Colorir a minha vida com os tons mais contentes da minha caixa de lápis de cor.
Devolver um brilho maior aos olhos, aos dias, aos sonhos, mesmo àqueles muito antigos, que, apesar do tempo, souberam conservar o seu viço.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Tímida

Sou tímida. Um montão de gente ri quando falo isso, mas sou tí-mi-da. 
Só quem me conhece a fundo sabe. É que sou o tipo de gente que todo mundo pensa que conhece. Mas se enganam feio. 
Pouquíssima gente me desvenda. Mostro só o que quero. Não por maldade, mas por proteção. 
A gente tem que aprender a se proteger. Das escolhas dos outros. 
E até mesmo das nossas próprias escolhas (...) Por isso, me recolho...

domingo, 1 de janeiro de 2012

O que eu quero mesmo?

Não gosto de café morno, de conversa mole, nem de noite sem estrela.
Sou bem mais feliz que triste, mas às vezes fico distante.
E me perco em mim como se não houvesse começo nem fim nessa coisa de pensar e achar explicação pra vida.
Explicação mesmo, eu sei: não há.
E me agarro no meu sentir porque, no fundo, só meu coração sabe.
E esse mesmo coração que me guia e não quer grades nem cobranças,
às vezes me deixa sem rumo, com uma interrogação bem no meio da frase:
O que eu quero mesmo?

Fernanda Mello

Quer saber?

Quer saber o que eu penso?
Você aguentaria conhecer minha verdade? (...)
Eu gosto do risco. Dos que arriscam.
Tenho admiração nata por quem segue o coração.
Eu acredito nas pessoas livres. Liberdade de ser.
Coragem boa de se mostrar. Dar a cara a tapa!
Ser louca, estranha, chata! Eu sou assim.

Clarice Lispector

É isso ai!


Feliz 2012 a nós!
Que esse ano que se inicia seja melhor que o que termina.
Que coisas boas venham acontecer, sonhos realizados, projetos concluídos, problemas resolvidos e adversidades superadas.
Que Deus nos abençõe e nos guarde em mais um ano, e que nunca venhamos nos afastar de Sua presença!
Aproveite! Entenda e aceite que você é livre para tomar as decisões que achar melhor pra sua vida. Liberte-se de todo pré-conceito que traz junto com você. Deixe as bagagens inúteis nesse ano que terminou.
Se necessário perdoe, isso não fará de você um idiota, a não ser que você seja enganado pela mesma pessoa outra vez.

Seja feliz!

Silêncio

Ouço seu silêncio que se encontra com o meu
Como eles se entendem,
Dizem tudo o que queremos dizer um ao outro
Silêncio
Nossos pensamentos nos transportam para outro lugar,
Fecho os olhos na certeza que está fazendo o mesmo
Por um momento posso imaginar você comigo
Como se nosso coração desejasse a mesma coisa
Silêncio
Os olhos se abrem e a realidade nos atormenta
E o silêncio ali machucando, apertando o coração,
Como dói, não sabia que iria doer tanto
A gente se acostuma ao que nos faz bem
Eu me acostumei a você,
Seu amor me fazia um bem danado, agora ele fere
Agora só há um vazio, agora só há um:
- Tinha que ser assim
O que ontem era madrugadas em claro hoje é só
Minhas linhas são confusas, o que escrevo não faz sentindo
Os pensamentos não se aquietam...
Silêncio
Estou tentando me acostumar,
Talvez eu nunca me acostume,
mas vou seguindo tem de ser assim não é mesmo?
Tem de ser silêncio...